Rua Pandiá Calógeras - Zona 4 - Maringá, Paraná
João Pandiá Calógeras (1870-1934)
Click na imagem para ir ao Wikipédia
para mais informações.
João Pandiá Calógeras foi um engenheiro, geólogo e político brasileiro, nascido no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1870 e falecido em Petrópolis em 21 de abril de 1934.
Ele é conhecido por ser o primeiro civil a ocupar o cargo de Ministro da Guerra no Brasil, durante o governo de Epitácio Pessoa, de 1919 a 1922.
Calógeras nasceu em uma família de origem grega.
Seu avô, João Batista Calógeras, era um professor de História e Geografia que se radicou no Brasil em 1841.
Pandiá Calógeras estudou no Colégio Pedro II e se formou em engenharia pela Escola de Minas de Ouro Preto em 1890.
Casou-se com Elisa da Silva Guimarães.
Ele foi eleito deputado federal por Minas Gerais em 1897 e novamente em 1903.
Exerceu cargos como Ministro da Agricultura, Indústria e Comércio (1914-1915) e Ministro da Fazenda (1916) durante o governo de Venceslau Brás.
Em 1918, liderou a delegação brasileira à Conferência de Paz de Versalhes em 1919, representando o Brasil nas negociações após a Primeira Guerra Mundial.
Click na imagem para ver no Google Maps
Durante seu mandato como Ministro da Guerra, Calógeras implementou reformas significativas no Exército Brasileiro, incluindo a criação de novos quartéis e a introdução de uma missão militar francesa para treinamento.
Além de suas contribuições políticas, Calógeras é lembrado por suas obras literárias, como *Política Exterior do Império* e *Formação Histórica do Brasil.
Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), onde deixou contribuições importantes para a historiografia do país.
Ele também foi um defensor da legislação de minas, que resultou na Lei Calógeras, permitindo ao governo desapropriar o subsolo para exploração.
Viveu seus últimos anos em Petrópolis, onde faleceu em 1934.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado!